Cada objeto foi registrado por cliques atentos e curiosos. Afinal, não é todos os dias que os 33 alunos do 6º ao 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rejane Garcia têm a oportunidade de viver a história do Exército Brasileiro de perto.
Há uma semana, a turma participou de um projeto que leva alunos ao Memorial Mallet, em Santa Maria, para uma visita guiada. O projeto Um Passeio pela História, criado no final de agosto em uma parceria entre o Regimento Mallet e a Sociedade Amigos do Boi de Botas, pretende inserir cada vez mais a cultura militar à educação.
- Queremos estimular professores e estudantes a ir aos locais que oferecem essa cultura - explica a diretora cultural e de eventos da SABB, Márcia Teston, que deseja expandir as visitações a outras instituições de ensino, além das municipais.
No projeto atual, os alunos das escolas municipais ganharam transporte (um ônibus militar busca e leva os alunos) e um lanche ao final do passeio.
Tanques chamam atenção
Durante duas horas, os estudantes puderam interagir com as peças do museu. Sob olhares atentos, eles conheceram a estrutura do local, que comporta um museu aberto e outro fechado além de um mausoléu. São mais de 33 mil peças no acervo militar do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Regimento Mallet. No passeio, pela parte externa do quartel, o que mais chamou a atenção foram os tanques.
- Conheci coisas que nunca imaginei que existiam. Me sinto como um militar - disse Maicon dos Santos, 12 anos, aluno do 7º ano, ao descer de um veículo do Exército.
Já no museu fechado, os cliques mais disputados foram nas salas de artilharias e na maquete que representava o início da batalha campal de Tuiuti, durante a Guerra do Paraguai (de 1864 a 1870).
O roteiro foi acompanhado pelo comandante do Regimento Mallet, o tenente-coronel Carlos Marcelo Teixeira Costa, pelo presidente da SABB, Luiz Fernando Baltar, pela diretora da escola, Eva Borba, entre outros militares e professores.
Trabalho será premiado
Mas o passeio não termina no momento em que os alunos saem pelo portão do quartel. No retorno às salas de aula, eles são estimulados a desenvolver produções voluntárias de redações e de montagens de fotos sobre o passeio no Mallet.
Em dezembro, o autor do melhor trabalho será convidado a passar um dia no Regimento, como Comandante por Um Dia. O aluno acompanhará todas as funções do tenente-coronel Carlos Marcelo Teixeira Costa.
COMO PARTICIPAR
- As escolas devem ligar para o projeto Um Passeio pela História: (55) 3033-1373
- Segundo os organizadores, a agenda está lotada até dezembro
- Informações e agendamento de passeios individuais ou de outros grupos: (55) 3212-3388
- O Memorial Mallet funciona de terça à domingo, das 8h às 17h, na Rua Marechal Hermes, bairro Passo d'Areia, em Santa Maria
- A entrada é gratuita